segunda-feira, 13 de julho de 2015



Amor e obras

“Sem o amor nada são todas as obras reunidas”.
(São João da Cruz)


Não basta fazermos muitas obras se nelas não houver um sentido maior. É preciso amar todos os momentos de nossa vida, é preciso amar tudo o que fazemos. Se não há amor naquilo que é feito, não há realização no final de todas as obras.


Agir bem

“Nada ofende a Deus senão aquilo que fazemos contra
nosso próprio bem”.
(São Thomas de Aquino)


Deus está presente em cada ser humano. Quando fazemos mal a alguém estamos fazendo mal ao próprio Deus. Precisamos aprender, que da mesma forma que Deus quer o meu bem, quer também o bem dos demais.

quarta-feira, 8 de julho de 2015



Solidariedade

“Perseverem em sua conduta e sigam o exemplo do Senhor sem odiar a ninguém e ajudando-se mutuamente com a bondade do Senhor”
(São Policarpo)


Se quisermos ser felizes, precisamos afastar de nós tudo o que nos distancia uns dos outros e vivermos sempre no exercício da solidariedade, na maravilha da ajuda mútua.


                                                          Dedicação

“Ocupemo-nos do próximo, de servir-lhe, ainda que nos custe repugnância”.
(Santa Teresa dos Andes)

Todo ser humano possui dignidade infinita. Mesmo que não gostemos de alguém, se ele estiver em dificuldade, precisamos recorrer a nosso amor profundo e ajuda-lo. Grandes transformações ocorrem quando nos dispomos a amar até os inimigos.

Misericórdia Divina

“Quando é o coração que reza, Deus sem dúvida nos atende”.
(Santa Teresa de Ávila)


Na oração, como em todas as coisas que fizemos durante a vida, o fundamental é fazer com o coração, com sinceridade, de boa vontade. Tal atitude nos enobrece e nos põe em condição de graça com Deus.

segunda-feira, 6 de julho de 2015




Auto-conhecimento e humildade

“Conhecendo-te, tu te humilharás ao perceber que,
por ti mesma, nada és”.
(Santa Catarina de Sena)


Quando o ser humano se conhece, percebe as limitações que possui, e percebe principalmente o quanto necessita das outras pessoas. Toda pessoa é carente e precisa de outra para atingir a felicidade. O auto-conhecimento nos torna humildes diante de nossas fraquezas.


Vencer-se

“A maior vitória é vencer-se a si mesmo”.
(Santa Teresinha de Jesus)


Todos os seres humanos desejam a vitória. A maioria deles, porém, esquecem-se de perceber que para que a vitória chegue é necessário vencer as próprias limitações. Para vencermos na vida, não precisamos ganhar dos outros, precisamos vencer a nós mesmos.


Pessimismo

“Quem se queixa ou murmura não é um cristão perfeito,
nem mesmo um bom cristão”.
(São João da Cruz)


Ser filho de Deus deve ser uma alegria constante. Viver a vida com pessimismo é deixar de viver as maravilhas que ela nos proporciona.