quarta-feira, 24 de junho de 2015



"Não nos esqueçamos que Jesus é um tesouro escondido; poucas almas sabem encontrá-lo, pois, geralmente só se ama o que brilha... para encontrar uma coisa escondida, é necessário esconder-se também, que a nossa vida seja como um mistério..." (São João da Cruz)

segunda-feira, 22 de junho de 2015


Da vida de São Francisco

Certa vez estando sentado para comer, um irmão contou-lhe que a Bem-aventurada Virgem era tão pobrezinha, que não tinha o que dar de comer ao seu Filho. Ouvindo isto, o homem de Deus suspirou com grande dor, e, deixando a mesa, comeu pão sobre a terra nua. 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

A paz no coração

"De onde vem a guerra, senão de vossas concupiscências?". Quando alguém fica tomado de cólera por qualquer contrariedade, pensa encontrar alívio e paz desafogando sua raiva com atos ou, ao menos, com palavras. É um engano porque, depois desse desabafo, ficará muito mais perturbado do que antes. Quem deseja conservar-se em paz contínua, procure jamais estar de mau humor. Percebendo estar dominado por ele, procure libertar-se imediatamente e não o deixe dormir consigo nem uma noite, distraindo-se com alguma leitura, um canto piedoso, ou a conversa agradável de algum amigo. 
(Santo Afonso de Ligório)

segunda-feira, 15 de junho de 2015


Oração feita por Santa Faustina

"Divino Jesus, Rei de Misericórdia, destruí em mim completamente o amor próprio e o apego a criatura ou coisa alguma, e em compensação inflamai o meu coração com o fogo do vosso amor puríssimo."


Palavras ao teu coração

Estares sempre comigo é o segredo da doçura.
Pratica a doçura através do sorriso.
Pratica um tom de voz baixo e calmo, 
para que não a levantes facilmente.
Não esqueças que a doçura conquista mais as almas 
que as grandes pregações.

"Se a alma a ninguém se apega em particular, em vista das qualidades naturais e aparentes que são ilusórias, conserva-se livre e pura para amar racional e espiritualmente todos os homens, como Deus quer que sejam amados." São João da Cruz




domingo, 14 de junho de 2015


"Verdadeiramente é nada o que deixamos. É nada tudo quanto fazemos e quanto podemos fazer por um Deus que assim se quer comunicar com uns vermezinhos como nós!"

"Tudo é cisco e esterco em comparação dos tesouros que havemos de fruir sem fim. E ainda estes nada são, comparados à glória de possuirmos o Senhor de todos os tesouros - do Céu como da Terra."

sábado, 13 de junho de 2015

“A paciência produz uma obra perfeita”.

Isso quer dizer que não existe coisa mais agradável a Deus do que sofrer com paciência e paz todas as cruzes por ele enviadas. É próprio do amor, fazer a pessoa que ama semelhante à pessoa amada. Dizia São Francisco de Sales: “Todas as chagas do Redentor são outras tantas palavras que nos ensinam como devemos sofrer por ele. Esta é a sabedoria dos santos, sofrer constantemente por Jesus; assim ficaremos logo santos”.
Quem ama o Salvador deseja ser como Ele, pobre, sofredor e desprezado. São João viu todos os santos vestidos de branco, segurando palmas nas mãos. A palma é um símbolo de martírio; mas nem todos os santos foram martirizados. Por que então todos seguram palmas?
Responde São Gregório que todos os santos foram mártires ou pela espada ou pela paciência. E acrescenta: “Nós podemos ser mártires sem a espada, se guardarmos a paciência”.
O mérito de uma pessoa que ama Jesus Cristo consiste em amar e sofrer. Eis o que Deus fez Santa Teresa entender: “Pensa, minha filha, que o mérito consiste no gozar? Não, o mérito consiste em sofrer e amar. Veja minha vida cheia de dores. Acredite, minha filha, aquele que é mais amado por meu Pai recebe dele cruzes maiores; ao sofrimento corresponde o amor. Veja estas minhas chagas, as suas dores nunca chegarão a tanto. Pensar que meu Pai admite alguém na sua amizade sem o sofrimento é um absurdo…" 
Mas acrescenta Santa Teresa: “Deus não manda nenhum sofrimento sem pagá-lo imediatamente com algum favor”.
São três as principais graças que Jesus faz às pessoas amadas por ele: a primeira, não pecar; a segunda, que é maior, o fazer boas obras; a terceira, que é a maior de todas, sofrer na dor por seu amor. 
Dizia Santa Teresa, que quando alguém faz algum bem a Deus, o Senhor lhe paga com alguma cruz. Eis porque os santos agradeciam a Deus ao receberem os sofrimentos.
São Luís, Rei da França, falando da escravidão que sofreu na Turquia, diz: “Eu me alegro e fico muito agradecido a Deus mais pela paciência que me concedeu na minha prisão do que se tivesse conquistado a terra inteira”. Santa Isabel, rainha da Hungria, tendo perdido seu esposo, foi expulsa do lugar onde morava com seu filho. Sem abrigo e abandonada por todos, dirigiu-se a um convento dos franciscanos e mandou cantar um hino de ação de graças a Deus pelo favor que ele lhe concedia ao fazê-la sofrer por seu amor.
São Afonso Maria de Ligório

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Oração

"São Francisco, rogai por mim! 
Alcançai-me a separação do mundo, e a graça de tornar-me vossa filha. Amém!"

Diante do Crucifixo

Altíssimo e glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração. Dai-me uma fé reta, esperança certa e caridade perfeita. Sensibilidade e conhecimento, Senhor, a fim de que eu cumpra o vosso santo e veraz mandamento. Amém! São Francisco de Assis